Mapa da Região Metropolitana de São Paulo

Mapa da Região Metropolitana de São Paulo

Mapa da Região Metropolitana de São Paulo
De acordo com a Lei nº 17.056/2019, que autorizou a extinção da EMPLASA, bem como a Assembleia Geral de Acionistas, ocorrida em 21/08/2019, que deliberou pela sua Liquidação, informamos que a empresa está paralisando todas as suas atividades sociais, suspendendo assim, a partir da 00:00 hora do dia 05/10/2019 a prestação de serviços, bem como o atendimento ao público.

Nos termos da resolução SG-62 de 08/10/2019,  o  atendimento ao público realizado pela Gerência de Cartografia da EMPLASA, na Rua Boa Vista nº 150/162, 2º andar, Município de São Paulo, passará a ser realizado pelo IGC, no mesmo local de  segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos.

  Os canais de atendimento ao público do IGC,  estão abaixo discriminados :
  I – sítio eletrônico do IGC: www.igc.sp.gov.br;
  II – sítio eletrônico do Geoportal IGC:http://geoportal.igc. sp.gov.br:8080/GeoPortalIGC/Internet/ 
  III – endereço eletrônico para atendimento: igcvendas@sp.gov.br; 
  IV - telefones para atendimento: (11) 3293 6070 e 3293 6071.

A Região Metropolitana de São Paulo concentra 39 municípios e é o maior polo de riqueza nacional. Criada em 1973, foi reorganizada em 2011 pela LC 1.139 que instituiu o Conselho de Desenvolvimento e agrupou seus municípios em sub-regiões:

Norte: Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã.

Leste: Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

Sudeste: Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Sudoeste: Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

Oeste: Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba.

O Município de São Paulo integra todas as sub-regiões mencionadas.

Em 2016, seu Produto Interno Bruto (PIB) correspondia a aproximadamente 17,7% do total brasileiro e a quase metade do PIB paulista (54,35%). Vivem nesse território quase 50% da população estadual, aproximadamente 21,6 milhões de habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2018. A metrópole centraliza importantes complexos industriais (São Paulo, ABC, Guarulhos e Osasco), comerciais e, principalmente, financeiros (Bolsa de Valores), que dinamizam as atividades econômicas no país.

A RMSP abriga a principal metrópole nacional, São Paulo – cidade global. É o centro de decisões políticas do Estado. Além disso, concentra serviços diversificados e especializados, com destaque para as áreas de telecomunicações, cultura, educação, saúde, transportes e gastronomia. Polo de turismo de negócios da América Latina é, ainda, centro gerencial e administrativo, abrigando sedes de empresas transnacionais.

Arquivo

Verox